segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes

Não li os livros de Arthur Conan Doyle, nos quais é baseado o filme. O que sei de Sherlock Holmes descobri a partir de textos de outras pessoas, então nem vou tecer comparações entre o detetive dos livros e o do filme. Prefiro destacar aqui o trabalho dos dois atores principais: Robert Downey Jr., como Sherlock, e Jude Law, como Sr. Watson. Cada um a sua maneira, os dois estão puro charme, extremamente atraentes (sou bastante sucetível aos dois, confesso). Robert passa inteligência, humor e virilidade (adoro!), e é responsável pelos momentos mais engraçados. Eenquanto Jude é a seriedade em pessoa, o racional da dupla.

Tenho que resumir um pouco a história aqui, mas vou logo avisando que entendi pouco dela. Sei que Sherlock tem que investigar o desaparecimento de um homem acusado de matar mulheres em rituais de magia negra. E tentar impedir que esse homem, que aparentemente é cheio dos poderes sobrenaturais, mate mais pessoas. Ele conta com a ajuda de seu amigo e companheiro de resiência o médico Sr. Watson, que está perto de se casar e com a intenção de desfazer a dupla.

A história é um pouquinho longa demais. Lá pela metade do filme perde-se muito tempo com o vilão que faz feitiçaria. Cheguei a dar uma piscada de olho dentro do cinema. Gostava mesmo quando apareciam as duas delícias citadas lá em cima. Os dois têm muita química juntos, gente.

Aliás, li um negócio interessante no blog da Lola a respeito disso. Ela observou que os pares femininos de Sherlock e Watson só existem para não deixar que nós, a platéia, pensemos (ou imaginemos) que os dois tenham mais do que uma profunda amizade. Evitar que saiamos do cinema com a mesma impressão deixada, por exemplo, pela dupla formada por Samwise Gamgee e Frodo Baggins em O Senhor dos Anéis. Se ideia deu certo, isso vai depender da interpretação de cada um.

Guy Ritchie é o responsável pela direção do filme. Quem já viu os trabalhos anteriores dele sabe que o homem é chegado numas brincadeiras com a montagem de seus filmes. Neste trabalho, percebemos isso em cenas como as em que Sherlock antevê quando e onde deve golpear seus adversários.

Sherlock Holmes está fazendo muito dinheiro por aí. De certa forma é merecido. O filme é engraçado, é dinâmico, apesar de pecar um pouco pelo excesso na metade do filme, mas isso a gente perdoa. Quem venha então a continuação.


Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Michael Robert Johnson, Anthony Peckham, Simon Kinberg
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Kelly Reilly



P.S: Ontem aconteceu a premiação do Globo de Ouro e meu amado Robert Downey Jr. levou o prêmio de melhor ator comédia pelo trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário