terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Sexto Sentido

Quem é muito chegado meu sabe o pavor que tenho d'O Sexto Sentido. Medo mesmo, pânico puro e simples, até mesmo de pronunciar o nome do filme. Vi pela primeira vez o filme de Shyamalan na semana de estréia no Brasil, em outubro de 1999. Pra quem ainda lembra, a carreira dele começou discreta e aos poucos foi chamando a atenção do povão, até ele se tornar, na época, uma das 10 maiores bilheterias da história.

De uns tempos pra cá vinha sentindo muita vontade de revê-lo. Lembro que havia gostado muito dele na época que vi pela primeira vez, mas alguns acontecimentos posteriores (...), me fizeram evitá-lo. Pois bem, ontem (13/09) tomei coragem.

Dr. Malcolm Crowe (Bruce Willis) é um terapeuta que sofre um atentado de um ex-paciente,Vincent (Donnie Wahlberg), que o acusa de não tê-lo ajudado. Tempos depois ele enxerga no menino Cole Sears (Haley Joel Osment) características desse ex-paciente e tenta então ajudá-lo como forma de se redimir. Uma frase que foi repetida à exaustão nos textos sobre o filme na época foi que "o menino passa por situações que faria um adulto fazer xixi de tanto medo". Confirmo essa frase, e com propriedade, visto a medrosa que sou.

Foi bom tê-lo visto de novo. A parte dramática dele sobressaiu-se mais para mim que as partes assustadoras (que para muitos não têm nada demais). A relação de Cole com a mãe dele (interpretada pela Toni Collette) me pareceu muito mais bonita agora: o carinho e o respeito que ela tem por ele; a necessidade dele de tentar manter esses sentimentos nela. O final dado ao filme, hoje, me parece muito mais reconfortante, e feliz.

Bruce Willis, que sempre era mais associado a filmes de ação e comédia, teve um "up" na carreira depois desse filme. Ganhou um pouco mais de respeito, sabe. Para muitos, um ator precisa se sair bem num drama para conseguir credibilidade. Não entendo muito isso, mas deixa pra lá.

O diretor M. Night Shyamalan foi celebrado como uma gradissíssima revelação. Com o lançar de seus filmes posteriores, o coitado vem sendo gradativamente achincalhado. Não concordo muito com isso, mas fica para outro post.


Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan
Elenco: Bruce Willis, Haley Joel Osment, Toni Collette, Olívia Williams, Donnie Wahlberg, Mischa Barton


PS1: Donnie Wahlberg, que interpreta o ex-paciente do Dr. Malcolm, perdeu 20 quilos pra fazer o papel. Fiquei chocada quando vi tamanho habitual dele (tem imagens dele nos extras do DVD).

PS2: Misha Barton, aquela mesma de The O.C., está no filme.

4 comentários:

  1. Você é mesmo fã do Shyamalan (não sei nunca escrever o nome desse cara) ?

    Nossa ... achei que era o único que não achava seus filmes uma bomba (como a maioria, apesar de Fim dos Tempos ser uma porcaria mesmo).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Menino, nem sou tanto. Mas acho mesmo que o povo pega pesado com o homem. Um dia vou tentar rever todos os filmes dele e, pelo menos, tentar entender por que implicam tanto com o cara.

    ResponderExcluir
  3. Indiquei vc para receber um selo de qualidade pelo seu trabalho no blog ... passa lá no meu e retire seu presente rsrs

    ResponderExcluir
  4. Adoro o trabalho do M. Night Shyamalan, sinceramente sou fã de toda sua filmografia - acho O SEXTO SENTIDO e A VILA, ápices de sua carreira com visionário diretor. E tenho dito, rs.

    Tenho quase todos os filmes aqui, em dvd. Sempre revejo...

    ResponderExcluir